Pular para o conteúdo principal

Vestido vermelho enfeitiça os homens, diz estudo nos EUA

Por Will Dunham

Aquele vestido vermelho pode ser realmente a chave para uma noite sedutora, a julgar por uma pesquisa divulgada nesta terça-feira nos EUA, na qual os entrevistados disseram considerar mais atraente uma mulher que estivesse com roupas vermelhas ou cujas fotos estivessem em molduras dessa cor.

A pesquisa, conduzida pelo professor de psicologia Andrew Elliot, da Universidade de Rochester (Nova York), parece confirmar aquilo que tantos comerciantes já haviam percebido ao preparar suas vitrines para o Dia dos Namorados -- que o vermelho é a cor do romance.
Embora esse "alerta vermelho" possa ser um traço culturalmente adquirido, ele também pode guardar raízes biológicas mais primitivas, segundo Elliot. Lembrando a semelhança genética dos humanos com outros primatas, ele disse que as fêmeas dos babuínos e dos chimpanzés ficam avermelhadas na época da ovulação, passando aos machos um sinal sexual irresistível.
"Pode ser que isso seja uma tendência automática profunda e de base biológica, de responder ao vermelho como uma pista de atração, devido à nossa herança evolutiva", disse Elliot, cuja pesquisa foi publicada na revista Journal of Personality and Social Psychology, em entrevista por telefone.

O estudo envolveu mais de cem homens, a maioria universitários, que viam fotos de uma mulher e tinham de dar "notas" sobre a beleza dela, a vontade de beijá-la e a vontade de fazer sexo com ela.

Os homens tendiam a avaliar melhor uma foto com moldura vermelha do que uma foto da mesma mulher com molduras branca, cinza ou verde.
O mesmo resultado ocorreu quando uma foto idêntica era tratada digitalmente para que a blusa da mulher passasse de vermelha para azul.

Os cientistas também fizeram a seguinte pergunta: "Imagine que você vai sair com esta pessoa e tem cem dólares na carteira. Quanto dinheiro você estaria disposto a gastar no encontro?". De novo, os homens ficavam tentados a gastar mais com a dama de vermelho.

Os pesquisadores notaram ainda que a cor vermelha não alterava a nota dada pelos homens nos quesitos simpatia, inteligência e candura -- apenas beleza física. E, quando eram mulheres avaliando a foto da moça, o vermelho não influenciou as notas dadas à beleza.

http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/081028/mundo/mundo_odd_vermelho_atrao
Homens homossexuais e daltônicos foram excluídos do estudo.

Comentários

Juliana Amaral disse…
Olha eu concordo, mulher de vermelho é muito mais gostosa hauahuahuahua mas a cor tb não faz milagre né? Não adianta catar uma baranga e encapá-la hauhauhauhauahua.

Mas eujá tava querendo comprar um vetsido vermelho mesmo pq eu achoq eu fico bem de vermelho rs.
Ana Tafarello disse…
Ahahahahahahahahahah pois é, não adianta mesmo querer dar uma de lindona e não cuidar do resto. Mas olha, ontem eu confirmei uma coisa: tem gente que é feia pq quer!! MELDELS!! Ahahahahaha

Vai ficar bem legal de vermelho mesmo hein!? Eu quase comprei um, mas ele marcava demais o que não devia =P