Pular para o conteúdo principal

Entre em forma com...um videogame?

É isso mesmo que você leu, um videogame! Acho que todos já ouviram falar do console Nintendo Wii, lançado no final de 2006, uma verdadeira revolução no mundo dos videogames. Através de um controle sem fio e um sensor posicionado perto do seu televisor, você controla o personagem do jogo através dos seus movimentos. Não demorou muito para que o Wii Fit, um acessório para o console, fosse lançado.

Os jogos do Wii Fit se baseiam no equilíbrio e centralização do peso do corpo do jogador. Existem vários games com programas de treino, os mesmos que você faria em uma academia.





Não preciso dizer que o Wii Fit foi e é um sucesso até hoje. Inspirados neste sucesso, as empresas Sony e Microsoft começaram a investir na idéia para seus consoles Playstation 3 e Xbox 360, concorrentes do Nintendo Wii. A Sony lançou o Playstation Move, e a Microsoft, o Kinect.

Com o Kinect da Microsoft, você é o controle, não existe nenhum tipo de acessório, apenas os movimentos de seu corpo (ok, uma empresa já tentou lançar um acessório completamente inútil, mas isto não vem ao caso agora hehe). Dentre os vários lançamentos para o acessório do Xbox 360, estão jogos fitness, como Your Shape: Fitness Evolved e The Biggest Loser, baseado no reality show norte-americano de mesmo nome. Os jogos apresentam programas de treino como circuito, boxe, yoga e muito mais.



Eu sou dona orgulhosa de um Kinect e possuo ambos os jogos que citei acima. Como ando não conseguindo ir à academia, decidi testar o The Biggest Loser como substituto do meu treino. No jogo, você pode criar um programa de treino, escolher quantos dias você vai treinar por semana e por quanto tempo você vai treinar para alcançar seus objetivos. Eu escolhi treinar 5 dias por semana, durante 4 semanas, um treino moderado de 20 minutos.

Os exercícios são os mesmos que eu fazia nas aulas da academia, o Kinect, sendo uma câmera que detecta seus movimentos, consegue identificar se você está realmente fazendo o exercício corretamente, várias vezes o treinador do jogo dizia: "vá mais devagar, não estique tanto seu braço, você pode causar stress nos músculos. Siga exatamente os meus movimentos. Dobre mais os joelhos.", acho seguro dizer que é mais difícil enganar o Kinect do que o personal trainer da sua academia, quando a aula está lotada. Quando eu estava muito cansada e começava a ir mais devagar, o treinador dizia: "você precisa de água? Não se esqueça de se manter hidratado" e ao final de cada treino, o jogo dava uma pausa para que eu fosse tomar água.

Seguindo a mesma linha de jogos fitness, o Playstation Move conta com o jogo "EA: Sports Active 2.0".


Para quem realmente tem força de vontade, pode agora utilizar um videogame no conforto de sua casa para entrar em forma, combinando com uma dieta saudável, é claro. Estes jogos combinam entrar em forma com diversão, diferente de todos aqueles aparelhos que você comprou da Polishop, entulhados em algum canto da sua casa.

Eu poderia até dizer que estes acessórios trazem o fim do sedentarismo dos jovens que escolhem passar o dia jogando videogame ao invés de praticar um exercício, brincar na rua, ou mesmo ter uma vida social pessoalmente ao invés de através de jogos multiplayers online, porém, sempre que eu comento do Kinect com uma destas pessoas, recebo em resposta um nariz torcido e as frases: "ahh mas tem que se mexer muito, cansa." ou então "me sentirei um bobo me mexendo todo na frente da tv", "gosto de videogame porque você pode jogar deitadinho na sua cama ou sentado no sofá"... fazer o quê =(

Veja alguns vídeos de cada acessório:



EA: Sports Active 2 - Playstation Move



Your Shape: Fitness Evolved - Kinect



Wii Fit - Nintendo Wii

Comentários

Juju Amaral disse…
Tá legal e vc já emagreceu quanto?
ahhahahahahha
Isto não eh apenas para emagrecer, eh pra vc tirar essa bunda gorda do sofá e começar a se exercitar de uma forma lúdica!