quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Biscuit

Quem nunca gostou de brincar com massinha quando criança? Fazer monstrinhos, bichinhos e qualquer coisa que nossa imaginação quisesse?

Hoje em dia podemos usar o biscuit pra fazermos desde lembrancinhas para festas até bonecos para enfeitar nossos quartos e afins. Esses dias comecei a trabalhar com biscuit e resolvi compartilhar com vocês.

Receita da Massa

Você pode optar por fazer a massa no microondas ou no fogão.

No fogão:

Ingredientes
-1 xícara de amido de milho
-1 xícara de cola branca
-Creme para Biscuit
-Uma panela antiaderente
-Colher de pau

Modo de fazer
Na panela anti-aderente, misture o amido de milho com a cola e mexa bastante até o amido se incorporar à cola e ficar parecendo um marshmallow líquido, não deixe nenhuma bolinha de amido, tem que ficar bem lisinho!
Leve ao fogo brando e mexa sem parar com uma colher de pau até a massa soltar do fundo da panela. Não incorpore à massa aqueles restinhos que ficarem grudados nos lados e no fundo da panela!!
Espalhe um pouco de Creme para Biscuit numa superfície lisa e fria (uma mesa de mármore por exemplo) coloque a massa pronta em cima do Creme e sove-a durante vários minutos, enquanto ela ainda está quente. Depois, coloque a massa num saquinho plástico bem fechado (eu embrulhei-a num plástico insul-film de cozinha e depois guardei num zip-loc) e deixe para usá-la apenas no dia seguinte.

Microondas

Ingredientes
-1 xícara de amido de milho
-1 xícara de cola branca
-2 colheres de sopa de vaselina líquida
-1 colher de sopa de vinagre branco
-1 colher de sopa de Creme para Biscuit
-Tigela de vidro
-Colher de pau

Modo de Fazer
Na vasilha de vidro, misture o amido com a cola branca e mexa até o amido se incorporar à massa de modo que fique parecendo um marshmallow, deixe bem lisinho, sem sobrar nenhuma bolinha de amido. Acrescente a vaselina e misture bem. Coloque o vinagre branco e misture.

Coloque no microondas por um minuto na potência máxima. Tire do microondas e mexa um pouco, é possível que a mistura esteja bem líquida. Coloque novamente no microondas por uns 30 segundos, tire e mexa novamente. Vá fazendo isso até que a massa esteja no ponto, ou seja, quando estiver cozida em cima e embaixo tiver um pouco de cola mole.

O tempo que você vai deixar no microondas depende um pouco de cada aparelho, pode ser que precise de mais ou de menos, portanto, preste atenção na primeira vez o tempo que você usar, para acertar nas vezes seguintes =)

Coloque a massa num saquinho plástico bem fechado (eu embrulhei-a num plástico insul-film de cozinha e depois guardei num zip-loc) e deixe para usá-la apenas no dia seguinte.

Para colorir a massa

Colorir a massa é super fácil e bem divertido! Você pode usar tinta para tecido, tinta à óleo, anelina, corante xadrez, guache e tinta Camurcyl.

Basta colocar um pouco de tinta na massa e ir dobrando-a, amassando-a, tirando uns pedaços e incorporando-os novamente ao montante!

Logo mais postarei um vídeo de como colorir, e também venho com uns passo-a-passos para fazer uns bonequinhos bem divertidos! Aguardem!!