Pular para o conteúdo principal

Estar Solteira Outra Vez


Estar solteira outra vez, depois de tanto tempo, é aterrorizante.


Inverno e Netflix transformam-se em seus arqui-inimigos; a chegada das férias de verão - antes tão esperadas - chega a dar náuseas; lugares de "casal" e encontros "a dois" te dão calafrios e para piorar: as lembranças costumam te perseguir nos momentos em que você menos precisa delas. 

É um filme de terror sem a companhia do refrigerante, da pipoca com manteiga e daquele peito quentinho para você se esconder quando começar o suspense.

Mas a parte mais maluca de ficar solteira é ver a obsessão das pessoas à sua volta para te arranjar uma companhia.  

Da noite para o dia, eu deixei de ser a Juliana e me transformei na "moça solteira" cujos amigos faziam questão de levar um "moço solteiro" para ficar comigo. "Ei, vamos colocar juntos para ver se combinam?".

O mais engraçado é que não apenas os meus amigos mais chegados, mas todos ao redor se compadeceram da minha situação e engataram na missão impossível de me "desencalhar":

- "Quer conhecer o meu filho?"
- "Eu tenho um primo..."
- "O meu vizinho..."
- "O meu irmão..."
- "Fulano acabou de se separar..."


É claro que hoje eu dou muita risada quando lembro, mas na época, eu ficava tão constrangida que as vezes eu queria inventar que estava namorando só para evitar meus pretendentes, rs.

Sabe, eu não sei você, mas para mim não é simplesmente achar a pessoa bonita e "ok".... Precisa ter aquela química, aquela conexão, a conversa tem que bater... São tantos fatores que as chances de não gostar são maiores do que de gostar - o que torna qualquer encontro uma situação verdadeiramente embaraçosa.


Estar solteira outra vez, depois de tanto tempo, é aterrorizante! 

·         Como explicar para seu amigo que ele continua sendo apenas um amigo? 

·         Como explicar que você é simpática porque é realmente simpática e não porque você está afim?

·         Como explicar que você sai de casa para se divertir e não para "caçar" alguém?

·         Como explicar que você posta foto na internet para você e não receber convites para sair de pessoas que você nem conhece?

·         Como explicar para as pessoas que estar solteira não é o fim do mundo?

 

E essa é grande verdade: estar solteira NÃO é o fim do mundo: com o tempo, uma noite sozinha em casa assistindo à Netflix pára de ser uma afronta e se torna opção.

Poder decidir sozinha qual barzinho ir, o destino da sua viagem de férias e como será sua noite de Natal é LI-BER-TA-DOR. Com o tempo você percebe que ficar sozinha é tão gostoso que precisa valer muito a pena para querer largar essa vida. 

No entanto: 

·         a pressão do mundo para que você DEIXE de ser solteira; 

·         a associação de estar solteira com tristeza ou com a necessidade de se provar que as pessoas fazem; 

·         a pressuposição masculina que você está disponível para qualquer um  (e desesperada para casar, lógico)

           é SUFOCANTE.

Ao resto do mundo que quer nos apresentar alguém a qualquer custo, entenda: gostar de estar em um relacionamento e precisar estar em um relacionamento para ser feliz são coisas completamente diferentes.  

Eu agradeço, de coração, a boa vontade em nos ajudar a "sair da solteirice", mas eu prefiro que vocês me 'confortem' com um pedaço de chocolate. É muito mais gostoso!

Obrigada.    

Comentários