terça-feira, 28 de outubro de 2008

Vestido vermelho enfeitiça os homens, diz estudo nos EUA

Por Will Dunham

Aquele vestido vermelho pode ser realmente a chave para uma noite sedutora, a julgar por uma pesquisa divulgada nesta terça-feira nos EUA, na qual os entrevistados disseram considerar mais atraente uma mulher que estivesse com roupas vermelhas ou cujas fotos estivessem em molduras dessa cor.

A pesquisa, conduzida pelo professor de psicologia Andrew Elliot, da Universidade de Rochester (Nova York), parece confirmar aquilo que tantos comerciantes já haviam percebido ao preparar suas vitrines para o Dia dos Namorados -- que o vermelho é a cor do romance.
Embora esse "alerta vermelho" possa ser um traço culturalmente adquirido, ele também pode guardar raízes biológicas mais primitivas, segundo Elliot. Lembrando a semelhança genética dos humanos com outros primatas, ele disse que as fêmeas dos babuínos e dos chimpanzés ficam avermelhadas na época da ovulação, passando aos machos um sinal sexual irresistível.
"Pode ser que isso seja uma tendência automática profunda e de base biológica, de responder ao vermelho como uma pista de atração, devido à nossa herança evolutiva", disse Elliot, cuja pesquisa foi publicada na revista Journal of Personality and Social Psychology, em entrevista por telefone.

O estudo envolveu mais de cem homens, a maioria universitários, que viam fotos de uma mulher e tinham de dar "notas" sobre a beleza dela, a vontade de beijá-la e a vontade de fazer sexo com ela.

Os homens tendiam a avaliar melhor uma foto com moldura vermelha do que uma foto da mesma mulher com molduras branca, cinza ou verde.
O mesmo resultado ocorreu quando uma foto idêntica era tratada digitalmente para que a blusa da mulher passasse de vermelha para azul.

Os cientistas também fizeram a seguinte pergunta: "Imagine que você vai sair com esta pessoa e tem cem dólares na carteira. Quanto dinheiro você estaria disposto a gastar no encontro?". De novo, os homens ficavam tentados a gastar mais com a dama de vermelho.

Os pesquisadores notaram ainda que a cor vermelha não alterava a nota dada pelos homens nos quesitos simpatia, inteligência e candura -- apenas beleza física. E, quando eram mulheres avaliando a foto da moça, o vermelho não influenciou as notas dadas à beleza.

http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/081028/mundo/mundo_odd_vermelho_atrao
Homens homossexuais e daltônicos foram excluídos do estudo.