Pular para o conteúdo principal

Humanizar os pets é uma coisa boa sim


Foto de freestocks.org no Pexels


Olá pessoas!! Hoje eu quis vir aqui no blog falar desse assunto que pode não ser uma polêmica mas já vi ser discutido algumas vezes por aí.

A primeira vez que parei para pensar no assunto foi quando li uma entrevista de uma famosa dizendo que ela ama seus cachorros mas não fica colocando fitinha neles porque acha errado tratar os animais como se fossem crianças, não é algo natural pro cachorro usar enfeites e blá blá blá. Alguns amigos meus também acham que a gente faz errado em humanizar os pets, e depois de debater comigo mesma sobre o assunto eu cheguei a conclusão que não é algo ruim de se fazer não e vou te dizer o porquê.

Eu nasci no final dos anos 80, portanto, fui criada por pessoas que nasceram nos anos 50, que por sua vez foram criadas por pessoas que nasceram nos anos 1900, uma época em que estavam acontecendo as imigrações, guerras, a minha cidade era só de fazendas e sendo assim, os animais não eram vistos como mais de um mero acessório para os humanos, "feitos" para vigiar a casa ou caçar ou simplesmente apareciam nas fazendas porque estavam com fome. Minha família nunca foi de maltratar, pelo contrário, meus pais e tios já consideravam seus cães como parte da turminha que brincava na rua, mas foi só na minha geração que os cachorros puderam viver dentro de casa com a gente, cachorro era pra ficar no quintal com no máximo uma casinha e uns paninhos velhos para ajudar a aquecer e quanto disso você não vê ainda hoje?

Depois que os nossos cachorros passaram a conviver com a gente mais de perto, nós paramos para reparar que os cachorros tem sentimentos, quando a minha Julie era viva, ela e a Amélie viviam com ciúmes uma da outra, eu cheguei a ter que comprar duas bolinhas iguais porque elas ficavam competindo pela bolinha maior. A Amélie enterrava um ossinho e a Julie fingia que não estava olhando, assim que a Amélie saía de perto, a Julie ia roubar o ossinho. Quando a Amélie chegou, ela era filhote e ganhou uma caminha bem caprichada, enquanto que a Julie só tinha um cobertorzinho, certo dia, ouvi a Amélie gritar e quando cheguei onde ela estava, vi a Julie puxando ela pra fora da caminha para poder deitar nela, só que ela nem cabia, mas ficou lá de teimosia, no dia seguinte, tive que sair pra comprar uma caminha pra ela também. São tantas as histórias! Todas elas nos fizeram perceber, que os cachorros não são apenas animais que ficam no quintal e latem quando tem algo suspeito, mas eles tem sentimentos como nós.

Não são todas as pessoas que enxergam os pets como eu, pelo contrário, mesmo quem não maltrata, enxerga os cães e gatos como bichos. Esses vídeos que estão cada vez mais populares no instagram, tik tok e afins, são muito importantes para mostrar que os bichinhos devem ser tratados com respeito e com muito carinho. Humanizar os pets nesse ponto, na minha visão, está sendo muito importante para que as pessoas comecem a ter mais empatia e assim, tratar melhor os bichinhos. Quando enxergamos no outro nosso semelhante, é mais fácil tratá-lo melhor, portanto, humanizar os pets é uma coisa boa para mudar a visão de quem acha que cachorro e gato é bicho.

Cães e gatos são bichos sim, mas você vê um shitzu nascer no meio da floresta? Você vê uma matilha de golden retrievers andando livremente no meio selvagem? Não né? Porque foram os seres humanos que criaram as raças de cães usando engenharia até, para que as raças pudessem servir os humanos em algum propósito, nós fomos os responsáveis por criar a maioria dos cães, eles não sabem viver sozinhos no meio da floresta porque o habitat deles é a nossa casa, sendo assim, temos que tratá-los sim como se fossem membros da família, porque nós trouxemos eles à existência. Não estou falando muito de gatos porque eu não entendo muita coisa sobre eles, a Ju que vai poder falar melhor disso, mas enfim, meu ponto é que, os cães precisam dos nossos cuidados porque eles foram criados por nós, se você soltar um maltês lá na floresta ele vai ficar perdido, porque não é o ambiente natural dele, sendo assim, temos as nossas responsabilidades e muitos só vão enxergar isso através da empatia e é por isso que eu acho OK quem humaniza seus pets.



Anúncio:

Comentários