Pular para o conteúdo principal

O Final de Friends 17 anos Depois

Com a chegada do episódio de reunião do elenco da série FRIENDS, eu me vi refletindo sobre como a minha visão do final da série mudou ao longo dos anos.

Quando eu era adolescente, eu gostei do final da série. Eu tinha uns 17 anos e eu era daquelas meninas sonhadoras com o romance, achava que o objetivo final da vida de uma mulher era casar e ter filhos, nem por ser algo que eu realmente pensava que queria, mas porque a gente via isso acontecendo ao nosso redor, os costumes dos séculos antigos ainda imperando na nossa memória genética...enfim, eu sempre pensava que os personagens tinham que acabar casados senão eles não tiveram um final feliz.

A minha personagem favorita era a Rachel, nem sei dizer porque, mas eu achei na época que ela fez a escolha certa e achei legal que ela saiu do avião e escolheu o Ross ao invés do emprego em Paris, mas hoje, com mais de 30 anos de idade, minha visão mudou completamente.

O Ross e a Rachel nunca tiveram um relacionamento saudável, eles eram muito tóxicos um para o outro. O Ross era super ciumento e possessivo, nunca respeitou o emprego da Rachel, se sentia inseguro com a amizade dela e do Mark e mesmo quando ele fazia coisas erradas, achava que estava certo, como por exemplo, o dia em que Rachel teve que trabalhar até tarde no dia de aniversário de namoro deles. Ross ficou todo doído porque ela não se dignou a sair mais cedo do trabalho para comemorar a data especial...ai gente, que mal tem comemorar num outro dia? Mas nãoooo, ele não respeitou o espaço da garota e foi até o trabalho dela, enchendo o saco e atrapalhando o tempo todo até que prejudicou o desempenho de Rachel e ainda achou que merecia um pedido de desculpas.

Que eles estavam dando um tempo, eu concordo. A Rachel ficou doída porque achou que ele foi rápido demais em conseguir outra, mas não achei exatamente que foi uma traição, até aí sei lá, eu ficaria brava também, mas pelo meu orgulho ferido, agora, ela ficou enxotando Ross o tempo todo até que ele começou outro relacionamento e daí ficou tentando prejudicar o casal para tê-lo de volta...será que ela gostava dele mesmo ou era só sentimento de posse?

Durante todos os anos de amizade, um tinha ciúmes do outro, mas não necessariamente sentiam vontade de sentar e conversar sobre seus sentimentos, um só usava o outro, mas querer um relacionamento sério de verdade, nunca quiseram, porque sempre deixaram outras coisas atrapalharem. Não vou ficar resumindo a série, quem assistiu tem suas próprias escolhas de momentos em que a Rachel foi chata para o Ross e vice-versa, o que quero dizer é que hoje que eu mudei minha visão do que é um final feliz, simplesmente acho o final da série horrendo.


Até o momento em que a Rachel anuncia a promoção que recebeu e que precisará se mudar é que Ross percebe que a ama? Estranho né, mas mesmo que assim tenha sido, a Rachel largar uma oportunidade maravilhosa para ficar com um cara que ela tinha julgado que não servia pra ela (quando o Ross esconde o bilhetinho do cara do bar e ela determina que eles não funcionam juntos) foi mais estranho ainda. Eles nem estavam mais pensando em ser um casal, e eles já passaram nove anos vendo que não davam certo e de repente eles não podiam viver um sem o outro? Eu fiquei muito decepcionada por ela não ter ido para Paris, ela deixou ela mesma de lado, se eles não funcionaram antes, o que tem de diferente agora? Nada tinha mudado, ou seja, ela deixou de evoluir na carreira, se sentir realizada por ela mesma para ficar num relacionamento que tem 99,9% de acabar nos próximos meses, hoje eu vejo que nós não devemos depositar nossa felicidade em outra pessoa, nós somos responsáveis por nós mesmos e pela nossa felicidade, o outro é só para acrescentar, não completar. Fora que ela com certeza vai ficar jogando na cara dele que deixou de ir pra Paris para ficar com ele cada vez que ele cometer um errinho...

Eu confesso que queria que esse episódio de reunião fosse uma história e que nós víssemos a Rachel ter decidido ir pra Paris e finalmente ter encontrado um relacionamento saudável onde há respeito mútuo com um outro homem. No final, o episódio é só uma entrevista mais elaborada, nem tenho vontade de ver rsrsrs.

Comentários

Juju Amaral disse…
É realmente muito engraçado ver como o referencial mudou com o passar dos anos... tanto o do mundo, quanto o nosso mesmo... É bom porque vemos que todos estamos em constante evolução e o que se encaixava perfeitamente há anos, hoje não faz mais sentido. E graças a Deus que não faz...

Eu também adorava friends, me identificava com a Rachel também e era extremamente apaixonada pelo casal... (tanto é que não aceitei muito bem quando tentaram colocá-la com o Joey).

Hoje vemos que o relacionamento deles não é o que queremos mas, na época, todos achávamos que o certo era ser exatamente assim. Que ter um relacionamento tóxico, com muitas brigas, idas e vindas, ciúme era prova de amor.

Jamais vou deixar de gostar de friends... mas é bom ver que nós crescemos Né?


Ana disse…
O mais engraçado é que eu ficava brava com o desenrolar da vida da Rachel, depois do Ross ela nunca teve um relacionamento sério ou se apaixonou de verdade por outro, enquanto que o Ross se apaixonou pela Emily e teve vários relacionamentos sérios, teve a Mona e sei lá mais quantas que agora não lembro...eu achava isso uma injustiça dos roteiristas com a Rach el rsrs, hoje eu acho tão legal que ela chegou num excelente ponto na carreira e só fico irritada que ela não deixava o Ross ir, antes eu achava que isso era injustiça dos roteiristas, mas na verdade eu vejo que quem nunca foi uma Rachel na vida né.
Eu confesso que já enjoei de Friends, algo que não achei que fosse acontecer algum dia, mas quando eu ainda assistia, eu não gostava de ver as cenas do Ross e Rachel ahahah
Juju Amaral disse…
Kkkkkk eu só não enjoei porque não assisto kkkkkkkkk
Morro de preguiça de ser série que eu já vi. Só estou revendo TBBT porque eu não cheguei a ver inteira...
Mas se estiver passando Friends, eu assisto sim kkkk.
E eu fico brava com o Ross com outras meninas.

Meo e a vez que rasparam o cabelo da Emily - que judiação.