Pular para o conteúdo principal

Como Ser Solteira: Aprendendo a Gostar de Si Mesma

 Olá pessoal! Espero que esteja tudo bem com vocês! 

Há um bom tempo atrás a Ju me disse: "você deveria escrever um post sobre como ser solteira, já faz tempo que você está solteira e está bem com isso". Fiquei bastante tempo pensando em que eu deveria escrever, quais dicas eu deveria dar e só hoje que consegui pensar na melhor dica que eu posso dar para quem quer ficar bem sendo solteira, e essa dica é: aprenda a gostar de si mesma. Ela não é só válida para mulheres não tá? Gostar de si mesmo é para qualquer um e ajuda a melhorar qualquer área da sua vida, mas esse post será mais voltado à mulheres, pois eu acredito que temos até uma base histórica para que as mulheres tenham tanto medo de ser solteira.

Você já é uma pessoa completa

Sabe aquela música do Fábio Junior que fala das metades da laranja, ou aquele ditado que diz "cada panela tem sua tampa", bem, isso nos dá a ideia de que ninguém é completo enquanto não encontra O cara ou A mulher, mas isso não é verdade, você precisa entender que você já nasceu inteira/o, que você já é uma pessoa completa, quando você entra em um relacionamento, o outro vai ACRESCENTAR e não completar.

Ser solteira na história

Vocês assistiram ao remake de A Bela e a Fera? Tem uma cena em que o Gastão diz para a Bella que se ela não se casar o destino dela será como o de uma mendiga que está próxima deles. O que ele disse pode parecer muito feio, mas era a realidade das mulheres até pouco tempo atrás. Até o século XVIII, as mulheres não podiam trabalhar ou votar, claro que tinham aquelas que trabalhavam por necessidade, mas não era bem visto, para ser bem sucedida, uma mulher precisava se casar e ter filhos, oras, as mulheres nem estudar podiam!

Uma mulher do século XVIII era basicamente uma perdedora se não se casasse. Quando se chegava na idade de casar, já começava a bater o desespero para encontrar um bom partido, vejam na série Os Bridgertons, o dilema da irmã mais velha, que ficou irritada com o irmão porque ele espantou a maioria dos pretendentes dela, e o irmão iria casá-la com um qualquer só para que ela não saísse da temporada solteira. Absurdo né? Mas era assim mesmo, a mulher ficava mal falada se não conseguisse marido e se tornava um peso para a família. Já leram Orgulho e Preconceito? Como os pais de Elizabeth só tiveram mulheres, quando o pai se fosse desta existência, as mulheres estariam na rua, pois a propriedade seria do parente homem mais próximo e para que elas não ficassem na rua, iam necessitar da bondade deste parente para não ficarem sem um teto para morar, caso nenhuma das meninas se casassem. Um terror né?

Bem, nós estamos no século XXI e isso não se aplica mais, já podemos estudar, trabalhar, votar, já podemos ser donas dos nossos próprios narizes, mas então, porque ainda nos sentimos tão mal em sermos solteiras? Eu tenho uma teoria: eu nasci no final dos anos 80, mas fui criada pela minha mãe, que nasceu nos anos 50, que ainda tinha uma cultura muito estrita para essa questão familiar, dá só uma olhada nesse artigo que ensinava as mulheres a serem uma boa esposa: https://www.awebic.com/guia-boa-esposa-1950/ .

Minha mãe, embora tenha nascido nessa época, ela foi criada pela minha vó, que nasceu nos anos 30 e por sua vez, foi criada pela minha bisavó, que nasceu antes de 1900 e ela, por sua vez, foi criada por uma mulher que nasceu no século XVIII, ou seja, os valores da minha bisavó, eram na verdade os da minha tataravó, minha bisavó então, passou os valores dela para a minha vó e assim foi. Minha mãe tinha muitos dos valores do século XVIII, menos a questão de trabalhar, porque minha família nunca foi da elite e para nós, vergonha mesmo é passar fome, pelo menos isso né? Mas o que eu vejo na minha mãe e nas mulheres do seu círculo é o julgamento de outras mulheres: "nossa, olha a roupa daquela menina, ela deve ser uma piriguete (pra não falar palavras mais pesadas), nunca vai conseguir um marido que a respeite", ou então, vejo pais que proibiam as filhas de ter amizade com meninos, porque, segundo eles "o que os outros vão pensar de você?", "você precisa ser assim ou assado, senão não vai casar nunca", as mulheres das gerações passadas continuaram acreditando que você só seria bem sucedida se se casasse e tivesse filhos e passaram isso para a nossa geração e muitas continuam passando para a geração seguinte e eu acredito que é por isso que temos lááá no fundo das nossas mentes a crença de que o objetivo final da vida é casar e formar família e é por isso que as mulheres tem tanto medo de serem solteiras (e isso vale também para pessoas que aceitam relacionamentos abusivos, mas isso é assunto para outro post).

Já cheguei a ouvir uma mulher mais nova que a minha mãe dizer assim: "se você não vai viajar pelo mundo, porque não casar e ter filhos?", sabe, as pessoas pensam em casar porque é obrigação, mas não pensam em se casar com um homem bacana que seja realmente compatível com os sonhos e objetivos de vida, até porque, o objetivo máximo de muitas mulheres parecem ser só esse mesmo: casar. Então, muitas ficam em relacionamentos ruins só para não terminar ou ficam extremamente tristes quando terminam um namoro porque estão mais longe de alcançar esse objetivo de casar e pior, no fundo, mas bem no fundo mesmo, tem o medo: "ai meu DEUS, o que as pessoas vão pensar, já estou chegando nos 30 e ainda não casei" o sentimento de julgamento e de ser perdedora vem à tona, mas saiba que você não é perdedora só porque não se casou ainda ou porque está solteira, e o que os outros pensam não importa, você só tem que ser feliz, e o que os outros pensam de você nunca vai te fazer feliz, você pode ser uma pessoa perfeita que ainda assim vai ter gente que vai encontrar algo pra falar mal de você pelas costas!

Quando você aprende a gostar de si mesma, você começa a entender que não precisa realmente de alguém para ser feliz, ser feliz só depende de você, é somente uma responsabilidade sua! Enquanto você não entender isso, outra pessoa nunca poderá te fazer feliz de verdade, mas quando você aprender a se amar, a amar a sua companhia, atrairá alguém com quem você realmente poderá ser feliz, mas isso também vai ficar pra outro post.

Técnica para aprender a amar a si mesmo

Recentemente descobri o método Louise Hay, vocês já conhecem? Ela escreveu o livro Você Pode Curar Sua Vida (https://amzn.to/2ZoQLP1) onde ela ensina as pessoas a amarem a si mesmas. Quando você se ama, você atrai tudo o que o deseja. Ela fala muito da técnica do espelho, que consiste em se conectar ao seu olhar em frente a um espelho e repetir afirmações positivas que irão reprogramar todas as crenças negativas que você tem de si mesmo. Tente ficar frente a um espelho e dizer "eu te amo" para si mesmo, já ouvi muitos relatos de pessoas que mudaram de vida com o método Louise Hay. 

Vou deixar aqui um link do Youtube para uma meditação oficial da Louise Hay, é muito bonita e emocionante: https://www.youtube.com/watch?v=Prd9ROyzIY8

Essas são minhas reflexões, espero que tenham gostado! No próximo post eu vou falar um pouco sobre atrair relacionamentos positivos! Espero vocês lá! =)

Comentários

Juju Amaral disse…
Que saudade de ler postagens do Tons De pêssego. Adorei!!!

O grande problema de ser solteira é que depois que você acostuma, não quer mais largar rs.