quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Resumo: Os Segredos da Mente Milionária


Escrito por T. Harv Eker, com uma leitura fácil e rápida, Os Segredos da Mente Milionária é um livro contagiante que está até hoje nas listas de "mais vendidos" em todas as livrarias do país. O livro além de ser uma introdução básica de finanças, ensina o leitor à se policiar na adminitração do dinheiro.

Basicamente o livro defende que o Segredo de Enriquecer consiste exclusivamente em  TER UMA MENTE MILIONÁRIA, em outras palavras "pensar como as pessoas bem sucedidas e copiar seu jeito de agir". 

Existem pessoas que tem certa resistência a ler livros de auto ajuda, mas este posso afirmar que é bem diferente. É um livro que indico a todos, independente da idade e da situação financeira que se encontra. Ele tem alguns pontos chaves de livros de auto ajuda como a afirmação constante "Eu tenho uma mente milionária", mas é só ignorá-los... ou não né.


Os Segredos da Mente Milionária
De T. HARV EKER


O livro divide-se em duas partes, a primeira te ensina a modificar o seu MODELO DE DINHEIRO e a segunda, ensina a SUBSTITUIR pensamentos "pobres" por  pensamentos "ricos".




1ª Parte: O Modelo de Dinheiro


Modelo de dinheiro é toda a informação financeira que recebemos durante nossa vida, desde a infância até os dias de hoje - e claro, vindas quase que exclusivamente de nossos pais. Logo, você está programado a agir exatamente como foi ensinado ao passar dos anos.

Segundo Harv, em matéria de dinheiro tendemos a ser idênticos aos nossos pais - a um em particular ou a uma combinação dos dois. Mesmo que você tenha toda a qualificação do mundo, se o seu modelo não estiver programado para o sucesso, você estará condenado financeiramente.

Para exemplificar ele cita a existência de um TERMOSTATO FINANCEIRO. Ele diz que todos nós temos um dentro de nós e que agimos de acordo com ele. Para explicar melhor, imaginem um ar condicionado. Você regula a temperatura do ar para 20º. Suponhamos que o dia esteja frio: 15º. O ar rapidamente o condiciona para 20º. Suponhamos que esteja quente: 30º, rapidamente o ar o resfria condicionando novamente para 20º, certo?

Segundo Harv é o que acontece conosco: Somos condicionados a ganhar exatamente o que "regulamos em nosso termostato". Se ganharmos menos do que o condicionado, logo damos um jeito de ganhar mais. Porém se ganharmos mais do que o condicionado, inconscientemente nos condicionamos a perder tudo.

Portanto, se nosso termostato financeiro também estiver condenado ao insucesso, assim como nosso modelo de dinheiro, estaremos condenados financeiramente.

Harv ensina então exercícios de DISSOCIAÇÃO em que aprendemos a identificar todos os nossos possíveis erros e traumas financeiros causados por nossa PROGRAMAÇÃO e dissociá-los para que passemos a agir de uma forma bem sucedida.


Entre inúmeras lições acho duas coisas que ele fala muito interessantes:

1) Nenhum pensamento mora de graça na cabeça de ninguém;
Harv diz que nossos pensamentos são investimentos ou custos. Ou levam a pessoa na direção da felicidade e do sucesso ou a afastam dessas duas coisas... Ou fortalecem ou enfraquecem. Logo... Ressentimento, ódio, vingança, inveja são completamente destrutivos para uma vida serena e Milionária.

2) Nada tem significado exceto o que nós mesmos damos às coisas;
 Achei isso muito interessante por nós somos cheios de ACHISMOS e significados partidos do nada. A maioria de nós forma pré-conceitos de pessoas e situações que não são necessariamente verdadeiros e geralmente que não trazem coisas boas.

Vou dar um exemplo, por algum motivo achamos que alguém não gostou de nós, então exatamente TUDO que essa pessoa fizer, por mais que seja coisa boa, vamos interpretar com maus olhos. Logo, o problema está em nós.


-->

2ª Parte: Arquivos de Riqueza

Para facilitar o entendimento, Harv diz metaforicamente que nossa mente é  arquivos com diversas pastas contendo informações. Cada vez que nossa mente precisa resolver uma situação ela procura as informações existentes para solucionar os problemas. Portanto ele diz que devemos colocar em nossas pastas apenas arquivos de riqueza.

Para entendermos isso ele conta uma piadinha sobre a mulher dele. Ele diz que certa vez , sua esposa chegou em casa com uma bolsa lindíssima que viu em promoção no Shopping. Na mente dela ela havia feito um ótimo negócio, afinal, comprou uma bolsa que valia 200 por 100. Pura economia!. Daí ele brinca: "Se ela tivesse em seu arquivo de riqueza 'quando estiver com dívidas no cartão não gaste', com certeza ela não iria comprar a bolsa, principalmente porque não precisava dela".  


Então ele conclui que se sua mente tiver arquivos favoráveis para seu sucesso financeiro, você tomará, de maneira natural e automática, decisões que conduzam a isso.



Esses são os arquivos de riquezas (pensamentos) das pessoas ricas:

-->



Arquivo nº 1
Pensar "Eu crio minha própria vida" ao invés "Na minha vida as coisas acontecem"

Aqui ele diz que devemos tomar as rédeas da nossa própria vida ao invés de esperarmos as coisas acontecerem. Também ensina que se fazer de vítima é uma caracteristica que jamais fará alguém enriquecer.






Arquivo nº 2
Pensar "Entro no Jogo para GANHAR" ao invés "Entro no jogo para não perder"
Neste arquivo de riqueza ele condena que as pessoas não tomam decisões de risco em sua vida e não almejam coisas grandes porque têm medo de não conseguir, ou de perder caso consiga.





Arquivo nº 3

Pensar "Eu assumo o compromisso de ser RICO" ao invés "Eu gostaria de ser Rico"
Neste trecho ele comenta que muitas pessoas enviam mensagens contraditórias pois não estão certas de que querem ser ricas. Umas pensam: "e se eu perder tudo?" outras pensam "e se as pessoas só se aproximarem de mim por interesse?". Logo, quem envia tais mensagens jamais conseguirá enriquecer.

E ele também diz que ser rico exige foco, determinação, coragem, especialização e não desistir jamais. Logo, você precisa estar comprometido com o sucesso para poder alcançá-lo.




Arquivo nº 4

Pensar "Grande" ao invés "Pequeno"
Segundo Harv, sua remuneração se dará de acordo com o valor que você agrega ao mercado. Se você ajuda um número pequeno de pessoas, receberá pouco. E vice e versa. E aqui ele diz que o mundo precisa de alguém que pense grande.



Arquivo nº 5

Focalizar"oportunidades" ao invés de "obstáculos"
Bem, acho que o título já diz tudo...




Arquivo nº 6

Pensar "Eu admiro os bem sucedidos" ao invés "Eu não gosto dos bem sucedidos"
Como você pode ser algo que despreza? Harv também diz que assim como existem ricos bons, existem ricos ruins... Que o dinheiro apenas intensifica aquilo que você já é.

Outra coisa importante que ele diz é que você pode continuar menosprezando uma pessoa rica, mas isso não fará diferença nenhuma na riqueza dessa pessoa. No entanto fará toda a diferença para você. Lembre-se que todo pensamento não mora de graça na cabeça de ninguém...



Arquivo nº 7

Buscar "Companhia de Bem sucedidos" ao invés "companhia de ressentidos"
Harv diz que é bom andar sempre andar com pessoas bem sucedidas pois você absorverá sua forma de pensar, de agir, de ver a vida. Do mesmo modo que pessoas negativas tendem a trazer cargas ruins.

Outra coisa, você deve evitar ao máximo situações destrutivas (discutir, fofocar, falar mal pelas costas) e para não perder tempo tendo mudar pessoas negativas e sim usar o que aprendeu para melhorar a si mesmo e sua vida.


Arquivo nº 8

Gostar "de se promover" ao invés "detestar auto promoção"
Harv salienta que "não gostar de autopromoção é um dos grandes obstáculos ao sucesso.Pois como alguém pode obter sucesso se não está disposto a deixar os outros saberem que você existe?" As pessoas ricas geralmente são líderes e todo grande líder é excelente em autopromoção. Portanto, deve ser capaz de convencer, inspirar e motivar os outros a adotar as suas idéias.  Se você acreditar que o que tem a oferecer pode ser verdadeiramente útil para as pessoas, terá grandes chances de ficar rico".



Arquivo nº 9

Ser "Maior que seus problemas" ao invés "seus problemas serem maiores que você"
Harv afirma que se você tem um grande problema é porque está sendo uma pessoa pequena. As pessoas bem sucedidas são maiores que seus problemas pois concentram-se nas metas e não nos obstáculos. O grande sucesso é não é tentar evitar os problemas nem se esquivar ou se livrar deles, mas crescer pessoalmente para se tornar maior do que qualquer adversidade.


Arquivo nº 10

Ser "um excelente recebedor" ao invés "de um péssimo recebedor"
Muitas pessoas no fundo não se sentem merecedoras do sucesso. Em geral as pessoas carregam o sentimento de não estarem o tempo todo à altura dos seus elogios e das suas expectativas.O que só é verdade se você achar que é.


Arquivo nº 11

Receber"remuneração por resultados" ao invés "fixo mensal"
A não ser que seu FIXO seja muito alto, uma pessoa remunerada mensalmente estabelece um teto para seus rendimentos, ela nunca ganhará mais do que aquilo, independente de trabalhar mais ou menos. O autor sugere que você procure um forma de ser remunerado de acordo com o que produz, seja em forma de comissão, seja abrindo algum negócio, enfim.


Arquivo nº 12

Pensar em "ter as duas coisas" ao invés de "ou uma coisa ou outra"
As pessoas bem sucedidas procuram achar meios de possuir sempre "as duas coisas". Pessoas mal sucedidas sempre acham que precisam escolher "a felicidade ou o dinheiro?", "meu trabalho ou minha família", etc. O autor faz outra piadinha: "o que é mais importante: sua cabeça ou seu braço? as duas coisas".



Arquivo nº 13

Considerar "Patrimônio Líquido" ao invés de apenas "o valor do Holerite"
As pessoas geralmente focam no valor mensal recebido (o Holerite). Porém a verdadeira maneira de medir riqueza é através do Patrimônio Líquido.

Os fatores determinantes para aumentar o Patrimonio Líquido são:
1.) Rendimentos (o que você recebe. Podem ser ativos ou passivos.)
2.) Poupança (o que você poupa, jura?)
3.) Investimentos (o dinheiro poupado que você investe, para trazer retorno)
4.) Simplificação (quando você simplifica seu modo de vida de uma forma que você gaste menos. Em curtas palavras: economiza.)



Arquivo nº 14

"Administrar BEM o dinheiro" ao invés de "não administrar o dinheiro"
Tem gente que diz "quando eu ficar rico eu começarei a administrar meu dinheiro" e o autor afirma que você só conseguirá ganhar mais quando conseguir administrar o que já tem em mãos.

Ele também sugere uma dica: dividir seu $ conforme mostra abaixo:
  • 10% DIVERSÃO (lazer)
  • 10% LIBERDADE (seria sua liberdade financeira, nesse $ você nunca mexerá)
  • 10%POUPANÇA PARA DESPESAS LONGO PRAZO
  • 10% INSTRUÇÃO FINANCEIRA
  • 50% NECESSIDADES BÁSICAS (despesas)
  • 10% DOAÇÕES (é, tem gente que gasta tudo que tem em doações).

O autor também aconselha a fazer um "pote" da liberdade financeira onde você deposita todo dia uma quantia X de dinheiro, pode ser até centavos o que importa é o hábito diário de poupar.



Arquivo nº 15

"Fazer o $ trabalhar por mim" ao invés de "trabalhar para meu dinheiro"
Este arquivo de riqueza fala sobre fazer investimentos, comprar ativos (bens e coisas que trarão dinheiro no futuro) em vez de passivos. Enfim... Fazer coisas para seu dinheiro trabalhar por você e você ter uma aposentadoria feliz.


Arquivo nº 16

"Agir apesar do medo" ao invés de "estagnar-se"
O autor parte do princípio que para enriquecer você deve fazer diferente do que está fazendo e adotar uma nova postura e posicionamento. E isso é onde muitas pessoas travam, pois qualquer mudança causa desconforto... E é onde há a diferenciação entre uma pessoa bem sucedida e uma mal sucedida, as bem sucedidas agem apesar do medo, apesar do desconforto.


Arquivo nº 17

"Aprimorar-se o tempo todo" ao invés de "achar que sabe de tudo"
O autor garante que se você acha que sabe de tudo, provavelmente não está rico. Pessoas bem sucedidas vivem em constante aprendizagem.

------




E agora oque fazer?

O autor finaliza o livro dizendo que o "desespero" e a "incerteza" é a resposta da nossa mente condicionada. Ele pede que você faça os exercícios, trace metas e enriqueça.

O autor também pede que esse livro seja lido mensalmente durante o prazo de um ano.

Eu quis escrever sobre o livro para que muita gente tenha oportunidade de conhecer mais do livro e sinta-se empolgado em adquiri-lo. Você consegue baixar da internet sossegado, mas, eu aconselho a compra-lo mesmo, assim você pode sublinhar, fazer anotações e ler em diversos lugares. É um livro bem barato, você encontra de R$ 10,00 a R$ 20,00 por aí.


Eu ainda não enriqueci, rs, mas desde que comecei a seguir os conceitos do livro (2008), com certeza minhas finanças mudaram muito. Nunca mais entrei em dívidas, nunca mais fiquei no vermelho, tenho minha grana pra viajar e presentear todo mundo no final do ano, comprei minha moto e ainda guardo uma boa grana pra poder mobiliar meu apto!!! Mas calma, já já eu enriqueço, afinal EU TENHO UMA MENTE MILIONÁRIA.

Beijos.
-->