Pular para o conteúdo principal

Simplesmente Amor

Amor. Ahhhh, o amor! Que enche o coração dos mais jovens e apazigua o coração dos mais velhos... Não necessariamente nessa ordem haha!

É esse o tema de hoje pra vocês aqui no Tons de Pêssego ;]

_______________________________________________________

By Will Pauley (vulgo membro masculino honorário do TP xD)


“Amor é fogo que arde sem se ver
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer”
(Luíz V. de Camões)



Definindo o Amor

Amor. Palavra originada do latim e que possui uma porção de significados na nossa língua portuguesa – assim como em diversas outras. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, atração, desejo. Mas, comumente, o conceito popular descreve o amor como um vínculo emocional com alguém ou com algum objeto. E é através desse sentimento abstrato que desenvolvemos uma porção de sensações e estímulos da quais, muito provavelmente, o ser humano não viveria sem.

Embora o amor seja narrado de tantas formas (havendo palavras específicas em grego e latim exatamente para fazer a distinção delas), há um conceito consensual sobre o amor original. Não importa a classe, raça ou religião, nem mesmo o tipo de amor em evidência ou por quem ele é sentido. O amor, obrigatoriamente, deve ser permitido. É uma permissão quase sempre concedida tão naturalmente que ninguém para pra pensar muito nela – mas, existe. É a tal da recíproca. Portanto, se alguém realmente te ama, é porque você permitiu.


Te amo é bom dia?

Trazendo um pouco dessa teoria ao nosso cotidiano, vamos nos deparar com outra questão em andamento paralelo: Dizer “Eu Te Amo”. Com o advento da internet, expressar algo assim passou a ser mais comum (pra não dizer banal) e culminou na máxima que nomeia uma comunidade do Orkut, “Te amo não é bom dia!”. Concordo e discordo. É ruim atribuir um sentimento tão nobre a qualquer um que se conhece pela frente, mas creio que seja uma frase digna pra se ouvir com a sinceridade de quem te ama no dia a dia. E mais de uma vez por dia. Isso me leva a uma antiga conversa com a Ana (aqui do blog).

Certa vez, um conhecido dela dizia que evitava o discurso do “eu te amo” com freqüência porque a namorada já sabia disso, e que guardava as três palavrinhas para ocasiões especiais. Senão, o que diria quando quisesse expressar o seu amor de verdade? Ok, inovar sempre é bom. Mas pense na hipótese de beleza: Qual pessoa – especialmente mulher – não gosta de ouvir o quanto está bonita hoje? E amanhã? E depois de amanhã? É algo reconfortante, faz bem pra auto-estima, pra saúde e pro ego. Portanto, o ruim da história não é o “minha nossa, como você está linda!” de segunda a segunda. O ruim é quando não há nada agregado nisso, sejam atitudes, emoções, ou afins. E quando não é sincero.

Mas, se você realmente ama alguém, por que dizer amanhã o que se pode dizer hoje? Tá esperando morrer, é? Estudos comprovam que pessoas que se sentem amadas são mais felizes, e que ouvir ou dizer “eu te amo” sete vezes por dia é uma bela forma de manter-se alegre. Então, por que não somar isso há outros fatores surpresas? Há várias outras coisas capazes de expressar o quão você está satisfeito com sua companhia. Frases, cartas, presentes, ou simplesmente olhares, gestos, carinhos... Às vezes, o silêncio realmente vale mais do que mil palavras – ou três, no nosso caso. E outra: Não existe essa coisa de “dia especial”. Pra quem ama, o amor é um sentimento contínuo no qual todo e qualquer momento pode ser especial.


A Teoria Triangular do Amor

Como você já deve ter percebido que o meu foco é relacionamentos – como sempre – vou falar de uma parte substancial baseado na teoria de Sterneberg, com o amor dividido em três elementos básicos – intimidade, paixão e compromisso. Observem:

• Amizade (intimidade)
• Limerence (paixão)
• Amor vazio (compromisso)
• Amor romântico (intimidade + paixão)
• Companheirismo amoroso (intimidade + compromisso)
• Amor fugaz (paixão + compromisso)
• Amor consumado (intimidade + paixão + compromisso)

A intimidade está ligada a troca de informações que você pode ter com alguém, ao ponto de conhecê-la culturalmente, emocionalmente, ou fisicamente. A paixão é geralmente o desejo, a vontade de estar junto do outro indivíduo e de querer receber a felicidade que dele provém. Por fim, o compromisso (que deriva da palavra “promessa”) é o que os casais fazem com troca de palavras, alianças e celebrações, prometendo sua fidelidade e lealdade um ao outro. A junção destes três pilares seria o amor pleno, completo, com empatia e companheirismo na medida certa.

Partindo desse ponto de vista, é sabido que a paixão costuma ser passageira, e é exatamente por isso que muitos relacionamentos acabam nos primeiros meses. Enquanto, no começo, uma atração desmedida é geralmente criada (muitas vezes até chegar à relação sexual), são outros os fatores determinantes que dão prosperidade a relação – sobretudo, aqueles que tangem as qualidades, defeitos, e os objetivos de vida que cada um tem. Mas, se esses quesitos passam a ser tolerados e se a busca pela felicidade nutre das mesmas idéias e ideais, o casal ganha mais um ponto a seu favor e cria um laço único de confiança.

Ainda sou defensor do diálogo como chave de um “relacionamento perfeito”, por ser o único modo de você compreender alguém com eficácia. Ou seja, não adianta achar que fulano gosta disso ou daquilo só pelo chute, é muito importante conversar, conversar e conversar mais um pouco! Se você encontra alguém com quem, digamos, quer “viver pra sempre”, eu tenho a nítida impressão que esses devaneios particulares deveriam ser prazerosos. Se não são, então algo está errado. E se você não acredita na benevolência do amor, eu poderia afirmar que é por já ter sofrido ou se frustrado com isso, mas não pela falta de vontade em querer que alguém te ame. Certo?


Ame. Apenas ame.

Enfim, todos carecem de amor. Todos querem reconhecer esse sentimento em si e nos outros, não importando idade ou sexo. O amor é vital para nossas vidas como o ar, e é notoriamente reconhecido que, sem amor, nenhuma criatura sobrevive. E, com amor, trazemos equilíbrio e paz de espírito aos nossos corações.

Pra finalizar com um panorama geral, eu cito isso:

“Sempre que fico triste com o estado do mundo, eu penso sobre o portão de desembarque do aeroporto de Heathrow. A opinião geral nos faz acreditar que vivemos num lugar de ódio e ganância, mas eu não vejo assim. Me parece que o amor está em toda parte. Muitas vezes não é particularmente interessante ou digno, mas ele está sempre lá – pais e filhos, mães e filhas, maridos e esposas, namorados, namoradas, velhos amigos. Quando os aviões atingiram as Torres Gêmeas, pelo que sei, nenhum dos telefonemas das pessoas a bordo foram mensagens de ódio ou vingança – foram todas mensagens de amor. Se você olhar pra ele, eu tenho um pressentimento que você descobrirá que o amor, realmente, está todo ao seu redor.”

Não há receita de bolo, mas... Simplesmente ame.


Nota: O título e a citação são menções ao filme britânico "Love Actually", traduzido aqui como "Simplesmente Amor". Recomendo! =]

Comentários

Juju Amaral disse…
Oi will, mais uma vez, muito obrigada por colaborar com nosso tons de pêssego, realmente obrigada.A Ana e eu estamos muito enroladas e não conseguimos parar um segundinho para postarmos aqui. Obrigada.

Bem... seu post de amor foi muito legal. tem um livro "o monge e o executivo" que ele explica mais uma conotação de amor que nada tem a ver com o amor "homem/mulher" qualquer diz posto aqui, é bem interessante.

Mas vamos lá falar de seu post...

1. Sobre nosso querido amigo da Ana falar que não é necessário falar te amo toda hora, eu concordo desde que seus atos o façam, sendo desnecessárias as palavras. No caso do amigo todos nós sabemos que ele foi um charlatão...

Mas acho totalmente louvável quem tem o dom de expressar te amo sem ter vergonha de parecer besta. O ser humano precisa de estímulos, de elogios... é por isso que muito relacionamento morre, porque perde o dom de apreciar as pequenas coisas e tornar tudo banal.

2. Sobre o Triângulo amoroso, rs. Tem um filme que foi recentemente pro cinema chamado "valentine´s day" (que pra variar veio com um título absurdo "indas e vindas do amor") que diz que pro relacionamento dar certo você tem que namorar seu melhor amigo.

Concordo com isso. Claro que écat, em alguns casos, namorar seu melhor amigo é incestuoso. Mas oque o filme quer dizer é exatamente isso do triangulo... quando o tesão e a novidade passar... o que é que vai ficar?

Dizem que os opostos se atraem. Sabe... não concordo muito... É muito chato quando você gosta de uma coisa e seu namorado não e vice versa... Porque se isso acontece, no fundo no fundo, você participa de uma coisa sópra agradar e acaba não sendo feliz de verdade. Ou então, cada um vai prum canto sair com seus amigos e só ficam juntos nas horas do "vamos ver"... daí com o passar do tempo é óbvio que enjoa.

Você tem que ser amigo do seu namorado, gostar de compartilhar, de fazer as coisas juntos... porque é isso que traz a cumplicidade... sabe, gostar de passar a noite toda conversando... não enjoar da pessoa... Sei lá eu penso assim.

3. Simplesmente amor é o meu filme predileto!
Juju Amaral disse…
MENTIRA...
O FILME QUE EU MAIS GOSTO CHAMA "DE REPENTE É AMOR!" CONFUNDI.
Will Pauley disse…
Haha, oi Jujuba! xD

Bom, eu vou comentar aqui o que você respondeu, até porque suas respostas são quase posts separados UHEAUHeauhe!

Sim sim, eu não li "O Monge e o Executivo" *heresia* mas eu imagino quais outros tipos de amor possam ser... o próprio "Amar uns aos outros como eu vos amei" de Jesus é um pouco distinto do amor que descrevi, mas tão complexo e importante quanto.

Algumas "réplicas" rs:

1. Concordo, não é NECESSÁRIO, mas é o que falei no final... se for natural e de coração, É ÓTIMO! Não tem como não gostar! Como falei pra Ana, eu gosto de dizer "eu te amo", digo sempre que posso com toda sinceridade pra minha namorada... Às vezes, isso faz com que dizer "te amo" seja pouco e não pareça o suficiente, MAS, aí que tá a diferença... a gente tenta fazer com que as outras coisas expressem mais do que um "eu te amo", entende? Pra gente que é marketeiro haha, vc vai me entender, seria como a história do que o cliente espera de nós, sabe? Todo mundo quer (e deve) agradar seus clientes, seus parceiros, suas companhias. Isso é o básico! Mas o que você pode fazer além disso? O que você pode fazer pra surpreender? "Eu te amo" é lindo, mas não é surpreendente... daí, voltando ao "o que eu vou dizer quando quiser REALMENTE mostrar meu amor"... bem, talvez eu diga, talvez eu faça, mas vai ser algo além de dizer que eu amo ;]

2. Faço as suas palavras as minhas. Sempre defendi que a melhor pessoa pra se namorar é aquela que for sua melhor amiga, e, sempre discordei da história dos opostos rs... eu acho que os IGUAIS se atraem, exatamente por aquilo que você comentou. Rola mais afinidade, química, empatia, rola mais de tudo! Não é a toa que, às vezes, os amigos mais chegados são parecidos com a gente, possuem hobbies iguais e tal... nós nos aproximamos mais facilmente daqueles com quem nos identificamos, eu acho.

3. Haha, sim, é OUTRO FILME! Mas é igualmente bom, eu recomendo que assista! ^^ (e vou atualizar o post com uma citação do filme, leia lá pra baixo;])

;**
Will Pauley disse…
PS: Eu não tava falando do charlatão não UHEAuhEAuhEAea, juro por Deus! A Ana pensou o mesmo, mas era um outro amigo haha... xD
Juju Amaral disse…
Oi Will, adorei a citação... então é claro que eu concordo com vc é bom recber eu te amo sempre... eu so tava interpretando a teoria de quem acha que é vago falar te amo toda hora... ahahah

oque nao é o caso do nosso amigo charlatão que não é nosso amigo charlatao