Pular para o conteúdo principal

Conexão 3G e seu plano "ilimitado"

No bairro em que eu moro não há sinal nem de Speedy nem de Virtua, considerando que a conexão via rádio é de alto custo e não muito confiável na minha região, a única outra alternativa que sobra à internet discada é a conexão 3G oferecida pelas operadoras de telefonia celular.

Vejo muitas pessoas reclamando que foram enganadas pelo plano "ilimitado" que as operadoras oferecem e resolvi falar um pouco sobre pra tentar ajudar a esclarecer.

Como funciona?


O legal da conexão 3G é a mobilidade. Através de um modem conectado no seu computador por USB você pode acessar a internet de qualquer lugar, que tenha sinal é claro; por exemplo, você pode levar seu notebook para o parque, conectar o modem e usar a internet à vontade.

Existem celulares habilitados para conexão 3G, imagine que bom poder acessar o google maps no meio da rua quando está perdido em um lugar que não tem wi-fi?

Os planos

Como você pode ver, a conexão 3G pode trazer muitos benefícios, mas como o mundo ainda é movido por dinheiro, é necessário contratar um plano para usar essa maravilha.

Existem vários planos de acordo com sua necessidade. Digamos que você é uma pessoa que usa a internet eventualmente, apenas para ler e-mails ou tarefas mais básicas; nesse caso, você pode contratar o plano de 250MB, nele, a velocidade de conexão pode chegar até esse valor, e você tem 250MB pra navegar, ou seja, digamos que você faça um download de um arquivo de 200MB, sobra mais 50MB para usar até o final do mês, contando com navegação, como por exemplo, entrar no google, conversar com alguém no MSN e etc. Caso você ultrapasse esse limite, pagará uma taxa por megabyte que excedeu.

Várias operadoras oferecem um plano ilimitado, mas não se confunda nem crie esperanças, pois eles chamam de ilimitado apenas porque não é cobrado nenhuma taxa se você exceder o valor de limite, porém, a velocidade de conexão é diminuída. Por exemplo, o plano ilimitado da VIVO te dá um limite de 2GB, quando ultrapassado, a velocidade de conexão cai para 128Kbps, nunca passando disso.

Todos os planos da CLARO para banda larga no computador são ilimitados, pois você tem um limite de 1GB de tráfego, podendo contratar a velocidade que quiser.

Se você possui speedy ou virtua, não aconselho a trocar por 3G, apesar de ser boa e ter muitos benefícios, se você costuma fazer downloads ficará decepcionado, é legal ter como adicional, para quando quiser usar em um lugar que não tenha wi-fi, ou se quiser internet no celular.

Comentários

Juju Amaral disse…
Pensou que delicia levar o notebook no parque? Em meio ao pique nick a gente pode postar no twitter pelo pc! hahahah

Essa virtua eu não conheço é o mesmo que NET?

Sei lá eu ainda acho meio caro esses modens 3G. Se informa pelo da OI minha amiga tem.
Ana Tafarello disse…
Deve ser muito legal levar o notebook no parque e fazer seus trabalhos! Se você tiver um smartphone com 3G também dá pra "tuitar" eles já vem com aplicativos para atualizar twitter, facebook, acho que até blogger viu!

E o Virtua é a internet da NET mesmo =)
Juju Amaral disse…
ah claro! super legal!

Talvez aí em jundiai não seja tão perigoso quanto SP. Mas aqui não dá pra bobear com nada... nem celular de 50 reais.
Juju Amaral disse…
SKAVURRRRRRRRRRRRRRRRRRRSKA!
iMarty Turbo disse…
ilimitado é mais pratico, vc não paga pelo que navega, muito bom!!
MAGALHÃES PINTO disse…
Estamos tramados, nós homens!... Um ponto G já era complicado... Agora 3 G?...
Juju Amaral disse…
eu não teria respondido melhor! hauahua ótima magalhães
Lovely disse…
ooi, passa no meu blog? beeijo
Cissa... disse…
Virtua é a melhor sem duvida!
Cissa... disse…
http://panelinhademulher.blogspot.com/