Pular para o conteúdo principal

Biscuit

Quem nunca gostou de brincar com massinha quando criança? Fazer monstrinhos, bichinhos e qualquer coisa que nossa imaginação quisesse?

Hoje em dia podemos usar o biscuit pra fazermos desde lembrancinhas para festas até bonecos para enfeitar nossos quartos e afins. Esses dias comecei a trabalhar com biscuit e resolvi compartilhar com vocês.

Receita da Massa

Você pode optar por fazer a massa no microondas ou no fogão.

No fogão:

Ingredientes
-1 xícara de amido de milho
-1 xícara de cola branca
-Creme para Biscuit
-Uma panela antiaderente
-Colher de pau

Modo de fazer
Na panela anti-aderente, misture o amido de milho com a cola e mexa bastante até o amido se incorporar à cola e ficar parecendo um marshmallow líquido, não deixe nenhuma bolinha de amido, tem que ficar bem lisinho!
Leve ao fogo brando e mexa sem parar com uma colher de pau até a massa soltar do fundo da panela. Não incorpore à massa aqueles restinhos que ficarem grudados nos lados e no fundo da panela!!
Espalhe um pouco de Creme para Biscuit numa superfície lisa e fria (uma mesa de mármore por exemplo) coloque a massa pronta em cima do Creme e sove-a durante vários minutos, enquanto ela ainda está quente. Depois, coloque a massa num saquinho plástico bem fechado (eu embrulhei-a num plástico insul-film de cozinha e depois guardei num zip-loc) e deixe para usá-la apenas no dia seguinte.

Microondas

Ingredientes
-1 xícara de amido de milho
-1 xícara de cola branca
-2 colheres de sopa de vaselina líquida
-1 colher de sopa de vinagre branco
-1 colher de sopa de Creme para Biscuit
-Tigela de vidro
-Colher de pau

Modo de Fazer
Na vasilha de vidro, misture o amido com a cola branca e mexa até o amido se incorporar à massa de modo que fique parecendo um marshmallow, deixe bem lisinho, sem sobrar nenhuma bolinha de amido. Acrescente a vaselina e misture bem. Coloque o vinagre branco e misture.

Coloque no microondas por um minuto na potência máxima. Tire do microondas e mexa um pouco, é possível que a mistura esteja bem líquida. Coloque novamente no microondas por uns 30 segundos, tire e mexa novamente. Vá fazendo isso até que a massa esteja no ponto, ou seja, quando estiver cozida em cima e embaixo tiver um pouco de cola mole.

O tempo que você vai deixar no microondas depende um pouco de cada aparelho, pode ser que precise de mais ou de menos, portanto, preste atenção na primeira vez o tempo que você usar, para acertar nas vezes seguintes =)

Coloque a massa num saquinho plástico bem fechado (eu embrulhei-a num plástico insul-film de cozinha e depois guardei num zip-loc) e deixe para usá-la apenas no dia seguinte.

Para colorir a massa

Colorir a massa é super fácil e bem divertido! Você pode usar tinta para tecido, tinta à óleo, anelina, corante xadrez, guache e tinta Camurcyl.

Basta colocar um pouco de tinta na massa e ir dobrando-a, amassando-a, tirando uns pedaços e incorporando-os novamente ao montante!

Logo mais postarei um vídeo de como colorir, e também venho com uns passo-a-passos para fazer uns bonequinhos bem divertidos! Aguardem!!

Comentários

Juju Amaral disse…
ah vah vc fez a massa? aposto q comprou feita rs

adoro biscuit
mas td queeu faço fica feio!
Rodrigo disse…
Boa twinnn!!!
Vo criar umas coisas bem loka!!!

Valeu!!!

Eh.... vende massa pronta??
(aqueles preguiçosos...)

Bejão!!!
Rodrigo disse…
Ah, tyenho duvidas!!

A cola branca seria tipo a Cola Tenaz??
E o creme... em papelaria vende??
Ana Tafarello disse…
Eu fiz a massa sim! Sai muito caro comprar pronta, especialmente porque você precisa de várias cores para fazer alguma peça.

Isso Twin, a cola branca pode ser tenaz ou qualquer dessas que vende na papelaria =)

E a massa pronta você encontra em lojas de artesanato!
Ana Tafarello disse…
Ahh, sobre o creme, você encontra em lojas de artesanato também, dificilmente encontrará em alguma papelaria viu! =/