Pular para o conteúdo principal

Estudo mostra que a felicidade é contagiante, mas não no trabalho

LONDRES (AFP) - A felicidade é contagiante e se propaga "por ondas" dentro de círculos de amigos ou de membros de uma família, mas não entre colegas de trabalho, revela um estudo que será publicado nesta sexta-feira pelo British Medical Journal (BJM).

Os autores do estudo estabeleceram que grupos de pessoas felizes e infelizes se constituem segundo critérios de proximidade social e geográfica. Por exemplo, a probabilidade de que uma pessoa seja feliz aumenta 42% se um amigo que mora a menos de 800 metros dele é feliz. Este número cai para 25% se o amigo mora a menos de 1,5 km, e continua declinando a medida que aumenta a distância.

As chances de felicidade aumentam em 8% em caso de convivência com um parceiro feliz, em 14% se um parente próximo feliz mora na vizinhança, e até em 34% em caso de vizinhos felizes.

"As variações no nível de felicidade de um indivíduo podem se propagar por ondas dentro de grupos sociais e fomentar uma ampla estrutura dentro de uma rede, criando assim grupos de pessoas felizes ou infelizes", consideraram os autores do estudo, os professores Nicholas Christakis, da Harvard Medical School, e james Fowler, da universidade de San Diego.

Contudo, esta tendência não se verifica no trabalho. "Os colegas de trabalho não afetam o nível de felicidade, o que faz pensar que o contexto social pode limitar a propagação de estados emocionais", segundo o estudo.

"Este estudo revolucionário pode influenciar a saúde pública", avisou o BMJ em seu comunicado.

"Se a felicidade se transmite, de fato, através das relações sociais, isso pode contribuir indiretamente à transmissão semelhante da boa saúde, o que tem sérias implicações para a elaboração das políticas", avaliou a publicação.

O estudo foi realizado com 5.124 adultos de 21 a 70 anos, entre 1971 e 2003.

http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/081204/saude/gb_ci__ncia_sa__de

Por isso que meus amigos são tão felizes!! XD

Comentários

Juliana Amaral disse…
Ah eu não concordo com eles não Ana.

Trabalho é algo obrigatório no dia a dia certo?. Se a gente passa 1/3 do nosso dia dormindo... Significa que passamos mais de 50% das outras horas trabalhando e convivendo com as pessoas do trabalho.

Se não houver um relacionamento bom entre os colegas, se todo mundo não trabalhar feliz e motivado, além do trabalho não render trabalhar fica sendo desestimulante.

Sei lá... eu acho isso. Até tava pensando em trabalhar em empresa com marketing motivacional em grupo de Rh acho que me daria muito bem.

Mas concordo 100% da parte dosseus amigos serem feliz! rs
Ana Tafarello disse…
Bem, eu concordo com o que você disse, acho que no mínimo 70% do estímulo no trabalho é o ambiente!
Ana Tafarello disse…
Juuu, no meu monitor de lcd o blog tá com tons de pêssego!! Ahahahahaha
Juliana Amaral disse…
o Juno disse que mandaria a cor em html de pessego pra gente por na paginma do nosso blog rs.
Ana Tafarello disse…
Eu vi!! Ahaha como se eu não soubéssemos qual é a cor de pêssego ¬¬ bem, você sabe o porque de eu não ter mudado. Apesar de que agora eu sei como faz!! Ahahaha mas tá tão bonitinho assim!! XD Ahh tá bom, quando der eu coloco!!