sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Coach, Psicólogo ou Consultor - Que profissional eu preciso?

Apesar do Coaching estar crescendo no Brasil as pessoas ainda desconhecem ou tem muitas dúvidas sobre o processo de coaching. Uns acreditam que coaching é aconselhamento, outros que é consultoria e outros ainda acham que é semelhante a um tratamento psicológico e acham o máximo dizer "meu coaching usa instrumentos da psicologia para me tratar", "nossa meu coaching é demais, ele é psicólogo".



Gente, os três profissionais são ótimos, mas devem ser contratados em casos bem distintos. Eu poderia falar por horas sobre a diferença dos três, mas vou usar um exemplo bem didático que vai fazer você compreender rapidinho a diferença entre eles.

O Copo Está Meio Cheio ou Meio Vazio?



A função do Psicólogo é fazer você se aceitar como pessoa. Muitas vezes ele precisa apelar para a técnica da  Ressignificação. Ressignificação é fazer você dar um novo significado para as coisas ruins da sua vida para que você se torne uma pessoa mais positiva.

Sabe "o jogo do contente" da Pollyanna? A menina ganhou muletas de natal em vez da tão sonhada boneca e ficou feliz por "não ter que usar muletas"? Isto é ressignificar, é buscar o positivo no negativo. Não há NADA que você fale pr´um psicólogo que ele vai ir contra. Tudo que você disser ele vai achar legal, ele vai te aceitar como você é e fazer você se sentir feliz com qualquer decisão. Ou seja, para o psicólogo o copo está sempre meio cheio.

A função de um Consultor é o oposto, consiste em fazer você (ou sua empresa) crescer e atingir o objetivo que ELE acha interessante porque afinal de contas VOCÊ ESTÁ O PAGANDO para isso.

Então esse profissional vai sempre olhar tudo do pior jeito possível, tudo sempre estará abaixo, nada nunca estará perfeito, sempre poderia ter feito diferente, sempre há o que melhorar. Ou seja, para o consultor o copo tá sempre meio vazio.

Vou citar alguns exemplos de consultores para vocês entenderem o que estou falando:

  • Personal trainer: você se mata para conseguir trinta minutos por dia na sua agenda para ir na academia e ele te olha com aquela cara de "isso não vai adiantar nada, o certo é ficar uma hora". 
  • Nutricionista, você se mata para conseguir parar de comer tranqueira na rua e ela te fala "é, mas tá faltando alimentos com ferro". 
  • Você acaba de subir suas vendas na empresa e o especialista em marketing já está pensando em como dobrar esse resultado, porque ainda não é o bastante. 
  • O cabeleireiro sempre vai falar que o procedimento que o antigo fez não tá bom o suficiente.
  • O designer sempre vai dizer que mudaria em algo a criação, etc. 
  • Enfim NUNCA estão satisfeitos, copo sempre meio vazio.


Agora a função do Coach (Coach é como chamamos o profissional que conduz o processo de coaching) é falar "O copo está na metade. Você quer que ele encha ou que ele esvazie? Se encher o que isso trará de positivo ou negativo para você? Se esvaziar o que acontecerá? Quais ações são necessárias para encher/ esvaziar o copo?"

Ou seja, o Coach é o profissional que vai te fazer ver a realidade e te ajudar a chegar ao lugar que você está disposto a pagar o preço para chegar. 


Quando procuro cada profissional?

O Psicólogo é um profissional que é indicado para qualquer momento da nossa vida, mas principalmente é indicado quando há algum sentimento que já se tornou patológico e está te impedindo de levar uma vida plena: medo, angústia, ansiedade, mágoa, insegurança falta de amor próprio, apego, etc. 

O Consultor é um profissional técnico que vai lhe fornecer o conhecimento técnico necessário para te ajudar a alcançar algum objetivo.

O Coach é um profissional que vai trabalhar a parte mental para que você se organize e atinja um objetivo. A função do Coach é trabalhar a quebra de crenças/ obstáculos que te impedem de atingir seu objetivo.

Diferente do Psicólogo o Coach não "mexe" no seu passado, tudo que ele faz é orientado para seu futuro. É orientado para a mudança de pensamento, mudança de atitude, para a evolução. Por isso que quando um Coach percebe que há um bloqueio patológico no cliente ele deve encaminhá-lo para um psicólogo.

A proposta do Coach é que o cliente sozinho encontre a solução do seu problema, o coach serve como mediador, como assessor para que o cliente encontre a solução, então, diferente do consultor, o coach não trabalha a parte técnica.

O consultor "dá" a fórmula para o cliente, o coach faz o cliente descobrir qual fórmula que funciona com ele, e é por isso que o processo de coaching traz resultado.

Exemplificando mais ainda para entender.

Um exemplo super fácil que você vai entender muito bem a diferença entre os três profissionais.


"Quero emagrecer, o que fazer"?
Vamos supor que você queira emagrecer. Acho que pelo menos 90% das pessoas já tentaram emagrecer um dia, então esse exemplo fica fácil.

Existem dois tipos de pessoas que querem emagrecer:
  • Caso 1: A pessoa que é deprimida por causa do físico.
  • Caso 2: A pessoa que apenas quer (ou precisa mesmo) emagrecer e não consegue.

Caso 1:
Se você é aquela pessoa deprimida por conta do seu físico, que deixa de sair na rua por não se sentir bem, que pode estar começando a sofrer de anorexia ou bulimia ou algo parecido o ideal é que você busque primeiramente um psicólogo para resgatar sua auto estima. 

Caso 2:
Muito bem, você não apresenta nenhuma patologia descrita acima, apenas quer emagrecer mas não consegue de forma alguma.

Vamos lá, primeiro de tudo, concorda que você JÁ SABE o que fazer para emagrecer?

Não tem outra fórmula senão exercícios + alimentação saudável. 

Partindo disso você busca consultores para te ajudar: 
  • Um médico para garantir que você está em condições de fazer exercícios.
  • Um nutricionista para montar um cardápio equilibrado.
  • Um personal trainer para montar sua rotina de exercícios.
  • Pessoas na internet que trazem com dicas fantásticas de exercícios, cardápios, etc.
  • Grupos especializados em emagrecimento (como Vigilantes do Peso, por exemplo).

Além dos consultores você busca recursos que te ajudem
  • Aplicativos no celular para controlar calorias, medir exercícios, etc.
  • Aparelhos para sua casa como esteira, balança, peso, colchonete, etc.
  • Matricula-se na academia.
  • Vai até algum parque para correr.
  • Compra revistas do assunto como por exemplo, Boa Forma.
  • Etc.

Ok. Você tem TUDO que precisa para emagrecer e você SABE TUDO o que precisa ser feito para emagrecer, certo?

PORQUE ENTÃO NÃO VOCÊ NÃO EMAGRECE?

Concorda que há um bloqueio para que você emagreça?   É nesta hora que entra o Coach. 

O Coach não é um psicólogo que vai te dizer que você tem que se aceitar por ser gordo ( a não ser que seu objetivo seja engordar claro). O Coach não é um consultor que vai te passar um cardápio e uma lista de exercícios.

O Coach vai descobrir, através das técnicas de coaching, o que está bloqueando o seu emagrecimento e vai te ajudar a quebrar essa barreira.

A quebra desse "bloqueio" vem do próprio cliente, ele se compromete com o resultado, ele estará motivado e irá buscar meios pra atingir os objetivos e é por isso que o processo de coaching funciona e é por isso que a sessão de coaching costuma ser mais cara que a hora de um psicólogo e de um consultor.

Bem, espero que vocês possam ter entendido a diferença entre os três profissionais.
Como trabalho com Coaching percebi que as pessoas realmente não entendem essa diferença.

Em breve volto a escrever mais sobre o assunto.
Dicas e Dúvidas deixem nos comentários, ou no email dicasdecoaching@hotmail.com.

Até Mais.