quinta-feira, 3 de março de 2011

Gatos VIII: Considerações finais.

Meu Thell -  (15.01.07 -  13.01.11)

A bem da verdade é que você só vai saber como é realmente bom ter um gato, compreender, sentir e se sensibilizar de tudo que eu escrevi se, e somente se, você experimentar essa experiência. Não dá para ter noção a partir do gato do seu amigo...

Caso decidir por cuidar de um gatinho mesmo, não se esqueça de algo muito IMPORTANTE:


O comportamento do seu gato é um ESPELHO de como você o trata. Se desde o começo você tratá-lo com muito carinho, muito colo, muito mimo ele se tornará o GATO mais mimado e apegado do mundo. Se você tratá-lo de maneira desapegada, não espere que ele goste de colo e de carinhos futuramente.

E agora, um texto muito legal retirado do site PLANETA GATO!!!


Atitudes a Aprender Com os Gatos
Os Comportamentos felinos que deveríamos adotar no dia-a-dia


1) Não hesitar diante do perigo;
Gatos são intrépidos e não recuam frente ao perigo. Enfrentam o inimigo, mesmo que para isso tenham que fingir-se maiores e mais assustadores. Entretanto, não são suicidas. Um gato jamais enfrentaria de frente um inimigo que sabe ser mais forte. Lembra da clássica cena do gato em cima do muro provocando um cão ? Gatos, como bons combatentes, sabem que estratégia é fundamental.

2) Encarar a vida de frente;
Gatos aceitam a vida como ela se apresenta. E procuram tirar dela o melhor partido. Não hesitam em pedir, insistir, fazer-se presentes... Mas nunca serão submissos, nem fugirão dos problemas.

3) Nunca se curvar à vontade alheia;
Gatos sempre encontram um jeito de impor sua vontade. Seja com carinhos, seja com miados, seja com gracinhas... Eles sempre conseguem o que desejam. Da mesma forma, nunca se deixam convencer a fazer o que não querem. Um gato sempre respeitará única e exclusivamente seus desejos, a não ser que os desejos do outros lhe sejam atraentes.

4) Manter as garras escondidas até que sejam necessárias;
Já percebeu como as patas de um gato são macias ? Como são macias suas almofadas ? Você jamais verá suas garras sendo usadas à toa. Elas ficam sempre retraídas e guardadas dentro das almofadas, só aparecendo quando são necessárias.

5) Só se preocupar com as coisas na medida em que acontecerem;
A vida é curta demais para nos preocuparmos com antecedência. Isso só faz com que nossos problemas pareçam maiores. Os gatos sabem disso muito bem. Quando há obstáculos, os contornam. Quando há problemas, os enfrentam. E, se as coisas se resolvem por si sós... Por que se preocupar ?

6) Ousar;
Gatos não temem correr riscos. Sabem que viver bem implica em ousar. Claro que os resultados nem sempre serão os melhores possíveis... Mas a vida é um jogo ou não é ?

7) Exibir um ar misterioso;
Gatos têm sempre um ar de mistério e parecem estar sempre sabendo de algo que todos os outros desconhecem. Seu jeito confiante e pose mística fazem com que pareçam guardiões de todos os segredos do universo.

8) Ser naturalmente elegante;
O andar firme e elegante, o ondular do rabo, o porte de rei... Gatos são fashion, e sabem disso. São cheios de charme, e perfeitamente convictos de seu poder de sedução. Não é à toa que são considerados animais extremamente sensuais...

9) Compartilhar a vida sem se tornar dependente;
Gatos são muito afetuosos e adoram dar e receber carinho. Gostam de aconchego, de estar junto, de se enroscar em nossas pernas, de compartilhar momentos de deliciosa intimidade. Mas nem por isso vivem colados em nós, nem se tornam dependentes. Sabem ser amigos e amorosos sem no entanto precisarem desesperadamente estar conosco em todos os momentos do dia. Gatos percebem que, de vez em quando, é bom e necessário estar sozinho.

10) Demonstrar seus sentimentos;
Gatos não tem pudores de demonstrar o que sentem. Se amam alguém, fazem questão de mostrar, com lambidas, cabeçadas, ronrons... E não escolhem hora nem lugar. Demonstram seus sentimentos quando sentem vontade. Da mesma forma, não hesitam em se esquivar ou ameaçar quem os desagrada. Gatos nunca serão dissimulados como alguns seres humanos.

11) Manter uma postura relaxada;
Seja ao dormir, seja ao descansar, ou mesmo ao brincar, um gato sempre mantém uma postura relaxada. Já observou um gatinho dormindo ? Já percebeu sua atitude serena, como se nada pudesse perturbá-lo ? Já admirou sua tranqüilidade ?

12) Dormir o quanto for necessário;
Gatos passam dormindo boa parte de suas vidas. A cada hora, 220 milhões de gatinhos bocejam e tiram 425 milhões de sonecas. Mas todo este tempo não é desperdiçado. Os gatos sonham como nós. E isso não é delicioso ?

13) Espreguiçar-se longamente ao acordar;
Graças à isso, os gatos são animais admiravelmente flexíveis. O alongamento só traz benefícios, e eles melhor do que ninguém exercitam essa forma de exercício.

14) Exercitar-se com prazer;
Gatos demonstram grande prazer em correr, pular, saltar, escalar... Mas só se exercitam quando sentem vontade. Gostam de estar em movimento, mas também apreciam estar em repouso. Sabem como equilibrar ambas as coisas.

e por fim...

15) Jamais esquecer como é bom brincar;
Por mais que os anos passem, os gatos nunca se esquecem de que sempre é possível brincar. Nunca levam a vida inteiramente a sério. Sempre estão dispostos a perder um tempinho com uma boa brincadeira.

----

E para finalizar o primeiro vídeo das minhas meninas. Manuella e Gabrielle.
Espero que tenham gostado dessa Edição Especial...
Valew, Obrigadú!!!





“A inteligência de um gato pode ser medida pelas coisas que ele se recusa a fazer…”


-------------------




A seguir uns link que realmente indico para tirarem suas dúvidas sobre o mundo dos felinos:

Forum Felino;
Nossa esse forum é completo com todas as dicas possíveis e imagináveis. E a Roseli do Cia do Gato Persa vive dando uma força para todos os donos "perdidos". Vale muito a pena. Visite!

Cia do Gato Persa;
É um ótimo site, com dicas, loja virtual e muito mais.  Visite!

Gatil Petit Gato;
Este também é um site de gatil de gato persa mas contém muitos textos e dicas legais. Visite!

Gatil Flufly Cats;
Foi onde comprei a Manú, então é o único que posso indicar de verdade como gatil rs. Visite!

Peludos e Charmosos
Site da Valéria. Ela entende muito sobre gatos e promove até treinamentos. O site dela tem muitas dicas também, faça uma visita!

Adote um gato!
Esse site também é repleto de dicas! Visite!

------

Para você que chegou agora, confira tudo que rolou na Edição Especial sobre Gatos do Tons de Pêssego:

1) Porque as pessoas ODEIAM gatos? Clique Aqui!
2) Cachorros são demais e dão trabalho na mesma proporção! Clique Aqui!
3) 10 bons motivos para se ter gatos. Clique Aqui!
4) Cuidados básicos. Clique Aqui!
5) Mitos e Verdades. Clique Aqui!
6) Te convenci quer adotar? Clique Aqui!
7) Ajude o Gato Branco. Clique Aqui!
8) Conclusões Finais e Sites de Pesquisa.